quinta-feira, janeiro 06, 2005

Contas e rabiscos: rectificação do horóscopo


O Governo de Santana Lopes tomou posse a 17 de Julho de 2004, e em 41 dias de funções nomeou 468 pessoas, de acordo com O Independente em 27 de Agosto. A taxa de nomeações neste período foi de 11 pessoas por dia, assunto que não passou despercebido na blogosfera. Supondo, como tudo indica, que a impetuosidade inicial não esmoreceu, terão ocorrido, até à data marcada para as eleições antecipadas (20 de Fevereiro de 2005), 2475 contratações ou nomeações. Há no entanto a possibilidade, a considerar, de um aumento de ímpeto: o “sprint” final.

Mais um traço para o esboço do esquema: “Descongelados lugares suspensos há 20 anos” é título de notícia hoje no Correio da Manhã, página 14, secção Sociedade. Francisco Pedro e Manuela Guerreiro, responsáveis pela notícia, informam que “O Estado descongelou 807 vagas para os quadros dos tribunais...As vagas foram disponibilizadas no passado dia 1 e constituem uma medida excepcional tendo em conta que as admissões da Função Pública estão congeladas desde a década de 80. Apesar de terem ocorrido descongelamentos excepcionais e esporádicos nos últimos anos, não há memória de uma admissão em massa desta grandeza”.

’Tou-te a topar, ó meu! O número de eleitores inscritos na actualização de 1997 é de aproximadamente 9 milhões, o que contando com uma abstenção em torno dos 40-50 %, faz prever que poderão votar nas próximas eleições 5 milhões de portugueses. Como nas últimas eleições Europeias a coligação PSD/PP obteve 33,26 % dos votos e o PS 44,52 %, Santana Lopes tem que recuperar cerca de 6 % dos votos para ser o partido mais votado, isto é, precisa “apenas” de cativar 300000 eleitores.

As notícias não poderiam ser melhores! Espera-se acentuada descida na taxa de desemprego.